Então, será que é mesmo necessário saber tanta matemática assim para se tornar um programador excepcional?
É mais que óbvio que a matemática está implícita e também explícita nas linguagens de programação, dentre as explícitas temos operadores lógicos, operadores matemáticos, matrizes e por ae vai, implicitamente ta os recursos computacionais utilizados e a semântica de trabalho com o hardware que muitas vezes passa despercebido pelo programador.
Alguns assuntos da matemática são extremamente interessante que os programadores saibam como lógica matemática que vai ajudar a melhorar e entender muitos conceitos de comparação, como tabelas verdade, raciocínio lógico, implicações lógicas e álgebra booleana.
É possível aprender muito disso sem entrar no mundo da matemática sim, mas refinar esse conhecimento vai te trazer um código mais limpo, simplificado, direto no ponto que é necessário enfim muitas melhorias tornando seu código mais limpo, mais abstraído, facilita o entendimento de conceitos de Programação Orientada a Objetos.
Vou usar um exemplo que já vi inúmeras vezes no tempo que tenho de experiência em programação.
<?php
$condicao = true;
If($condicao){
//nao faz nada
} else{
echo ‘acao’;
}
?>
Compreendo o programador que fez isso, pois muitas vezes é difícil pensar em negação, mas conforme aprofundar em lógica matemática perceberá que o código pode ser muito mais simples utilizando o operador de negação, que pode variar em muitas linguagens como not em Python e ! em linguagens como PHP, JavaScript, C++, ...
O exemplo acima poderia ser muito simplificado e ter seu desempenho melhorado simplesmente utilizando a seguinte sintaxe:
<?php
$condicao = true;
If(!$condicao){
echo ‘acao’;
}
?>
Veja como o código ficou mais claro e limpo utilizando princípios de lógica abstraídos da matemática.
Um segundo exemplo de como pode ser simplificado o código:
<php
$condicao = true;
//forma bem comum que tenho visto o pessoal usar
If($condicao == true){
echo ‘acao’;
}
//forma mais direta e simplificada
If($condicao){
echo ‘acao’;
}
?>
Veja no exemplo acima que podemos omitir a comparação uma vez que o if espera true para seu bloco ser acionado e não seria necessário a comperação true == true pra se transformar em true.
Inclusive tem vários conceitos da matemática que são aplicados em Python por exemplo, que com certeza seria de muita valia para simplificar a forma de programar.
Em expressão algébrica você pode usar condicionais pra funções como por exemplo:
F(x) = { x² , se 0 < x <= 5 { x+5, se x <= 0
Veja na primeira condicional da expressão algébrica que é equivalente a um operador between, para a maioria das linguagens isso não fluí dessa maneira, mas seria muito mais interessante e simplista.
<?php
//exemplo de como deveria ser feito no php e como ficaria mais simples com meu argumento
$x=3;
//if(0 < $x <= 5)…
If($x>0 && $x<=5)...
?>
No Python por exemplo isso funciona.
x = 3
print(0 < x <= 3) #true
Conhecer matemática computacional pode te levar a decidir caminhos que tornam o seu código mais performático. Mas isso é tópico para um outro artigo.
Claro que é possível aprender programação com pouco conhecimento matemático, mas conforme você vai evoluindo começa a perceber como entender vários conceitos matemáticos te ajudam a melhorar seu código fonte, desempenho do sistema, segurança enfim várias métricas que vão te ajudar a se tornar um profissional cada vez mais completo e valorizado no mercado.
Espero que tenham gostado deixem seu comentário.
Fiquem à vontade para dar sugestão de novos artigos.
Seja o primeiro a comentar o nosso artigo!